sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RESUMOS DAS OFICINAS DA III SELET








OFICINA: CANTIGAS DE RODA NA ESCOLA

RESUMO

A música deve estar presente desde muito cedo na vida da criança, pois através dela a criança estimula a memória e a inteligência. Direta ou indiretamente, a música está sempre presente na vida das pessoas, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a sensibilidade de percepção que cada uma possui para assimilar a mesma. Deste modo, a intenção da é oficina mostrar que a música não é apenas combinações de sons e palavras, mas sim um rico instrumento que pode ser um diferencial nas instituições de ensino, pois através dele o indivíduo aprende de forma prazerosa e significativa, obtendo, assim, um resultado satisfatório tanto para a mente quanto para o corpo. Pretende apresentar, também, a importância da música no processo de ensino aprendizagem, haja vista que esta faz com que as crianças aprendam com mais facilidade e se sintam acolhidas no ambiente de estudo, além dos benefícios que a musica pode trazer para a vida das crianças, tanto no aspecto emocional quanto no físico.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Socialização. Desenvolvimento.
 ......................................................



OFICINA DE ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS: REPENSANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS E DE VALORES VIA ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS

MEDIADOR: Professor Edson Barreto - UNEB


RESUMO: O presente projeto intitulado Oficina de atividades ludopedagógicas, cujo subtema é Repensando a construção de conhecimentos acadêmico-científicos e de valores via atividades ludopedagógicas foi elaborado para ser desenvolvido no dia 02/08/2011, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XXII - Euclides da Cunha – Bahia, no turno matutino, das 08:00h às 12:00h. A carga horária é de 04 horas para sua execução. O público alvo contemplado no Projeto é composto: por docentes, acadêmicos (alunos da UNEB e de outras IES) e pessoas que atuam em outras áreas, interessado e inscrito na oficina supracitada que está integrada no conjunto de proposições da III Semana de Letras promovida pelo DCHT – Campus XXII, sob a Coordenação da Professora Doutora Andréa Mascarenhas. A oficina supracitada será desenvolvida pelo Professor Edson Barreto Lima, integrante do quadro de docentes da UNEB, lotado no DCHT – Campus XXII, tendo suporte do Monitor Allisson Vital, aluno regularmente matriculado no 4º período do Curso de Letras Vernáculas deste Campus.




Oficina de Teatro
Ministrante: Grupo de Alisson Vital

RESUMO: A oficina tem como objetivo desenvolver um sucinto conhecimento acerca de algumas dinâmicas/técnicas teatrais, tendo como alicerce as múltiplas capacidades de criação dos participantes. Para tanto, esta se dará por meio de um breve trabalho de corpo voz e interpretação.

......................






Oficina - Linguagem e Gênero na cultura baiana
Ministrante: Clebemilton Nascimento - UNEB
 
Ementa: A partir dos conceitos de cultura e de linguagem, propõe-se a análise dos discursos hegemônicos que organizam e engendram o comportamento da mulher e do homem na sociedade ocidental, com ênfase na cultura baiana. Procura mostrar como o discurso dominante permanece em várias frentes da comunicação, principalmente, na mídia através do estudo crítico introdutório de diferentes produtos culturais, utilizando como pressupostos teóricos e analíticos a Análise do discurso crítica e as teorias feministas contemporâneas. 
Carga horária: 03 horas

.............................. 
Oficina: Caminhada eco/poética

Mediadora: Profª Andréa do N. Mascarenhas Silva - UNEB

Carga horária: 04 horas (manhã de sexta-feira – dia 02/08/2011)

Público: Estudantes, Graduados e Pós-graduandos.


RESUMO: A oficina objetiva promover a observação da natureza para tentar depreender / apreender "teorias" e culturas, com vistas a propagá-las / aplicá-las a partir de algum tipo de argumento, quer seja: literário, teatral, cinematográfico, musical, didático etc. Os termos reflexão, observação, objeto (de estudo) e crítica serão vistos / revistos durante a oficina.

# MOTES (conteúdos):

- Visão condoreira - poética de Castro Alves;
- Economia cinematográfica - Glauber Rocha;
- Filosofia do fuxico - Miguel Almir;
- Extensão e descentramento do ser poético - Adriano Eysen;
- Poética adaptativa - camaleão, mandacaru e palma;
- Poética da seca e da economia - Vidas Secas e poemas Haikai.

LEITURAS RECOMENDADAS:

Teorías Latinoamericanas de la Literatura - Andrés Lópes Velard
http://www.elhablador.com/teoriaslatinoamericanas.htm

O PENSAMENTO : A GNOSIOLOGIA
http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/filosofia.html

FILME RECOMENDADO:

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Nenhum comentário: