segunda-feira, 28 de outubro de 2013

V SELET - SEMANA DE LETRAS do DCHT XXII, 05 e 06/11/2013




TEMA: A UNEB no século XXI: Os (des)caminhos das Letras na contemporaneidade
DATA: 05 e 06 de novembro de 2013 



APRESENTAÇÃO




Caros pares, saudações.
 

Em legítima reuniâo do Colegiado do DCHT XXII, com docentes, representantes dos corpos discente e técnico, diretor e coordenadora do Colegiado de Letras, ocorrida dia 03/10/2013 pela manhã, ficou decidido que a V Edição da SELET - Semana de Letras, a ser realizada nos dias 05 e 06/11 (noite e tarde/noite), será um momento de protesto e reflexão crítica, necessário frente à realidade que estamos vivenciando agora, em relação ao Decreto 14.710 de 14 de agosto de 2013, pro(im)posto pelo Governo do Estado da Bahia.
Há anos estamos diante de ações que minam as bases da educação, não só a superior. É assim que realmente estão fadados a fechar os cursos de licenciatura. Assim teimam em derrubar o ensino de qualidade no País. E assim se formam cada vez mais profissionais desqualificados e a/críticos, sobretudo professores.
 
Com essa configuração do evento e diante da situação perigosa e alarmante para a base que sustenta a Universidade – Ensino, Pesquisa, Extensão – tripé indissociável, ficou acordado que serão esclarecidos pontos da vida acadêmica que ficaram/ficarão prejudicados, este ano e o próximo (2013/2014) e será apresentada a situação para toda comunidade acadêmica.
 
Outro ponto de sugestão destacado pelo grupo durante a reuniâo foi que, ao final do evento, deverá ser formalizado um documento/manifesto para expressar a posição dos vários segmentos que formam o nosso DCHT e sua plena divulgação. Ficou ressaltada nossa disposição para realizar o evento mesmo em condição precária como a que estamos vivenciando, pós-Decreto.
 
Todos os professores se prontificaram a participar e a convidar profissionais da área, mas nos sentimos constrangidos a submeter pessoas de reconhecido saber a situações humilhantes de trabalho (sem estrutura financeira mínima para pagar pró-labore) e que só vem a fragilizar ainda mais a prática intelectual no país e a educação de modo geral, que já vem sendo tão relegada a patamares humilhantes, fruto de ações descabidas do sistema administrativo/financeiro público vigente que, infelizmente, engloba e atinge o setor educacional, do qual fazemos parte, por meio do nosso trabalho.

Mui atenciosamente, 
Prof.ª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva


                ------------------------------------------------------------------------------------------------




COORDENAÇÃO
Prof.ª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva
 
REALIZAÇÃO
DIREÇÃO DO DCHT-XXII – Prof.° Edson Barreto Lima
COLEGIADO DE LETRAS – Prof.ª Juciana Santos Cerqueira
NUPE – Prof.ª Miriam Barreto de Almeida Passos
 
APOIO
Professores, Estudantes e Técnicos do DCHT-XXII
Grupo de Pesquisa – Literatura e Diversidade Cultural: imaginário, linguagens e imagens
PIBID (UNEB/Capes)

Nenhum comentário: