segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participação do Professor Osmar Moreira (Campus II - Alagoinhas) - DIA 05/11/2013

[para pensar/refletir]


cápsula política nº 15


por que cursos de letras foram/são fechados na uneb?


esta será a questão que procurarei abordar no v selet - semana de letras do campus xxii (euclides da cunha) que, entre os dias 5 e 6 de novembro, debaterá o tema: a uneb no século xxi: os (des)caminhos das letras na contemporaneidade. tomarei com ponto de partida uma série de estudos sobre a uneb, a exemplo do evasão na educação superior: uma aproximação com o fenomeno na universidade publica, de maria izabel de quadros vivas (doutoranda do ppgeduc), a formação de professores em serviço: o parfor na bahia, leila pio mororó (uesb), e de informações coletadas no site http://www.sec.ba.gov.br/cee/noticia42.html tratando de “estudos da problemática da evasão nos cursos de graduação da uneb”, cujas soluções apresentadas ao conselho de estadual de educação, foram, entre outras “ a suspensão de 2 cursos de letras”. como uma universidade, de fato, só faz sentido se cria, permanentemente, as condições para anulação e desmontagem dos dispositivos do estado (este sempre em conluio com o capital), que é sempre estado de exceção, sobretudo na “democracia” contemporânea, então, esperamos, em euclides da cunha recolocar em cena, com os coletivos de lá, o direito de estudantes de letras, professores, técnicos, de voltarem a sonhar com cursos de letras ativos e enquanto ciência e ação direta. que o campo linguístico-literário, na uneb, com “n” cursos espalhados pela bahia, e seus mais de 300 professores, 4.000 alunos regulares, possam entrar em movimento a favor da inserção urgente desses cursos no plano institucional da universidade uneb e não sejam mais confundidos com cursos de pedagogia (que tem sua própria grandeza e não precisa dessa confusão). todos/as ao v selet para que seja possível - como querem os organizadores - a organização de um manifesto contra “as condições humilhantes de trabalho”. em anexo alguns textos. boas leituras. saudações libertárias.

osmar moreira



FONTE: Texto enviado via e-mail pelo autor. 
Disponível também em: <https://www.facebook.com/pages/Elei%C3%A7%C3%B5es-UNEB-2013/203845033115910>
https://www.facebook.com/osmar.moreira.798?fref=ts


Osmar Moreira - Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988). Especialização em Estudos Literários pela UEFS (1993). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2001). Pós-doutorado pela Université Paris 8 (2004). Desde 1990 atua como Professor na UNEB e teve também experiência como Professor Visitante, durante 02 anos (2002/2004), na Université Bordeaux 3, França. Atualmente é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras Multicultural, com ênfase em Literatura Comparada e Crítica Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: tropicalismo, cinema novo, subalternidade, micropolítica e políticas da cultura e da subjetividade. Como um dos criadores e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, gestões 2009-2011, 2011-2013, produziu e conseguiu aprovar projetos de infraestrutura relevantes, a exemplo do subprojeto Centro de Pesquisa Avançada, Documentação Cultural Interdisciplinar e Laboratórios de Produção (FINEP - PROINFRA 02/2010), o projeto Cinema Digital: Um laboratório audiovisual de Crítica da Cultura (Fapesb 11/2012), o subprojeto Estação do Livro Digital (ProEquipamentos Capes 024/2012), além de coordenar o PROCAD entre o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, com o Projeto Arquivos literários e culturais: representações e políticas do valor (MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011). 

Programação - V SELET - SEMANA DE LETRAS DO CAMPUS XXII




Data – 05/11/2013 (TERÇA-FEIRA / NOITE)



19h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA

• Prof.° Mestre João Vanderlei de Moraes Filho (Diretor do Dept.º do Livro e da Leitura – Fundação Pedro Calmon) Plano Estadual do Livro e Leitura: Políticas e práticas transversais de leitura na Bahia
 


20:30h - MESA 1
A UNEB no século XXI: panorama atual e bases para o enfrentamento de desafios

• Prof.° Dr. Osmar Moreira (UNEB em Alagoinhas)
• Representante da PROGRAD
• Representante dos Diretores da UNEB – Deijair Ferreira da Silva (Campus XIV – C. do Coité)
 



Data – 06/11/2013 (QUARTA-FEIRA / TARDE) 


13h – MESA 1
Uma prosa sobre poesia: a força da palavra

• Prof.° Mestre e poeta Cleberton Santos
• Escritora Rita Santana
• Prof.º Mestre e poeta Adriano Eysen – Mediação
• Prof.ª Doutora Andréa Mascarenhas – Coordenação

  • Lançamentos dos livros de Cleberton Santos:
                     Aromas de Fêmea (poesia-2013)
                     Estante Viva (ensaio-3-13) 

15:30h - MESA 2
A docência no ensino superior: contextos da multicampia da UNEB

• Representante da ADUNEB
• Representante do corpo docente do Campus XXII - Prof.° Adriano Eysen

• Representante do corpo técnico do Campus XXII - Edilson Moraes
             - PROPOSIÇÕES DA ÁREA

 


Data – 06 de novembro de 2013 (QUARTA-FEIRA / NOITE)





19h – MESA 1
Leituras e leitores em Euclides da Cunha

• Profª Mestre Luciana Alves Dourado de Alcântara
• Profª Nilzete Miranda
• Profª Eulina César
 


20:30h – MESA 2
O ensino superior a partir dos prismas estudantil e técnico - flashes da realidade unebiana
• Representante da UNE ou DCE
• Fagner Bitencourt (Ex-presidente do então Diretório Acadêmico do Campus XXII)
• Alisson Vital (Ex-presidente do então Diretório Acadêmico do Campus XXII)
• Atual equipe do CAL (Centro Acadêmico de Letras do Campus XXII)
• Representantes do corpo técnico do Campus XXII

          - PROPOSIÇÕES DA ÁREA
          - SOCIALIZAÇÃO DO MANIFESTO DO CAMPUS EM

          RELAÇÃO AO TEMA DA V SELET (COM AS
          PROPOSIÇÕES DE CADA SEGMENTO) 
  • Encerramento

V SELET - SEMANA DE LETRAS do DCHT XXII, 05 e 06/11/2013




TEMA: A UNEB no século XXI: Os (des)caminhos das Letras na contemporaneidade
DATA: 05 e 06 de novembro de 2013 



APRESENTAÇÃO




Caros pares, saudações.
 

Em legítima reuniâo do Colegiado do DCHT XXII, com docentes, representantes dos corpos discente e técnico, diretor e coordenadora do Colegiado de Letras, ocorrida dia 03/10/2013 pela manhã, ficou decidido que a V Edição da SELET - Semana de Letras, a ser realizada nos dias 05 e 06/11 (noite e tarde/noite), será um momento de protesto e reflexão crítica, necessário frente à realidade que estamos vivenciando agora, em relação ao Decreto 14.710 de 14 de agosto de 2013, pro(im)posto pelo Governo do Estado da Bahia.
Há anos estamos diante de ações que minam as bases da educação, não só a superior. É assim que realmente estão fadados a fechar os cursos de licenciatura. Assim teimam em derrubar o ensino de qualidade no País. E assim se formam cada vez mais profissionais desqualificados e a/críticos, sobretudo professores.
 
Com essa configuração do evento e diante da situação perigosa e alarmante para a base que sustenta a Universidade – Ensino, Pesquisa, Extensão – tripé indissociável, ficou acordado que serão esclarecidos pontos da vida acadêmica que ficaram/ficarão prejudicados, este ano e o próximo (2013/2014) e será apresentada a situação para toda comunidade acadêmica.
 
Outro ponto de sugestão destacado pelo grupo durante a reuniâo foi que, ao final do evento, deverá ser formalizado um documento/manifesto para expressar a posição dos vários segmentos que formam o nosso DCHT e sua plena divulgação. Ficou ressaltada nossa disposição para realizar o evento mesmo em condição precária como a que estamos vivenciando, pós-Decreto.
 
Todos os professores se prontificaram a participar e a convidar profissionais da área, mas nos sentimos constrangidos a submeter pessoas de reconhecido saber a situações humilhantes de trabalho (sem estrutura financeira mínima para pagar pró-labore) e que só vem a fragilizar ainda mais a prática intelectual no país e a educação de modo geral, que já vem sendo tão relegada a patamares humilhantes, fruto de ações descabidas do sistema administrativo/financeiro público vigente que, infelizmente, engloba e atinge o setor educacional, do qual fazemos parte, por meio do nosso trabalho.

Mui atenciosamente, 
Prof.ª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva


                ------------------------------------------------------------------------------------------------




COORDENAÇÃO
Prof.ª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva
 
REALIZAÇÃO
DIREÇÃO DO DCHT-XXII – Prof.° Edson Barreto Lima
COLEGIADO DE LETRAS – Prof.ª Juciana Santos Cerqueira
NUPE – Prof.ª Miriam Barreto de Almeida Passos
 
APOIO
Professores, Estudantes e Técnicos do DCHT-XXII
Grupo de Pesquisa – Literatura e Diversidade Cultural: imaginário, linguagens e imagens
PIBID (UNEB/Capes)